sábado, 27 de dezembro de 2014

Romeiros da virgem de Nazaré

O Círio de Nazaré, que completa 222 anos, recebe milhares de peregrinos vindos de todos os cantos e que em seu nome oferecem homenagens e sacrifícios.

Por Elizabeth  Miranda
Editada em Outubro de 2014

Como forma de agradecimento às graças concedidas por Nossa Senhora de Nazaré, há 25 anos, dezenas de promesseiros mosqueirenses de vários bairros da Ilha, em sinal de fé e penitência, realizam uma longa caminhada de fé às vésperas do Círio até a capital (Belém), distante cerca de 80 km. Essa manifestação cristã teve início em 1982, com o morador de 57 anos, da Bucólica Mosqueirense, chamado José Eldes de Souza, carinhosamente conhecido como “Ceará da borracharia”. 

Segundo ele, foi junto com seus amigos Amandio, Alcir e o “Sus”, que a caminhada surgiu em uma demonstração de gratidão por conquistas alcançadas em anos anteriores, “como sinal de penitência resolvemos caminhar todos os anos de Mosqueiro à Belém. Mas, houve um tempo onde tive muita dificuldade para concluir o trajeto, pois minha visão falhava, ficava turva, e isso me prejudicava demais. Então, foi quando pedi muito a Nossa Senhora para que não me deixasse desistir, pedia força e coragem para seguir em frente, e ela me atendeu. E agora vou tranquilo, cantando”, diz Ceará, sorridente.

A preparação dos romeiros começa geralmente dois meses antes. Aqueles que já caminham há muitos anos, adquirem experiência e passam aos novatos dicas de resistências para o percurso, como afirma Márcia de Jesus (40), e 12 anos de caminhada. “Eu me exercito três meses antes da caminhada, mais no meu 1º ano não tive essa preocupação; quando ao longo do caminho tive fortes dores no joelho, e bolhas nos pés devidos ao tênis apertado ao invés da sandália como é o recomendado. Porém, agora levo tudo que é necessário e uma espécie de bengala pra dar apoio á noite”.

Observa-se ao longo dos anos a crescente participação de jovens promesseiros, como a romeira Paula Verana de 22 anos, dois anos de caminhada. “A promessa que me motivo a participar desta caminhada, foi a de passar no vestibular, e com muita força e fé em Deus e em Ns. Senhora, eu consegui. Passei e irei todos os anos, agradecendo também por todas as maravilhas que ela como intercessora me proporciona”, conta ela emocionada.

Já o jovem Tiago Mendes (23), lidera um grupo a sete anos o qual teve início com apenas 6 pessoas, este ano são 25. O grupo recebe apoio do pai Edmar Mendes, e outros voluntários que colaboram com água e frutas. Entretanto, ao longo do caminho, assim como outros grupos, são recepcionados em pontos de apoio que oferecem alimentos e descanso aos peregrinos, “a motivação que sempre nos leva é a fé e a esperança em Nossa Senhora, a caminhada para mim pode ser desgastante, sofrida, cansativa, porém a emoção do pedido atendido no momento de aflição é recompensador”, conta Tiago. “Supliquei a N. Senhora pela recuperação da minha mãe, que sofria de câncer de mama, e ela me concedeu este milagre, por conta disso vou todos os anos, este ano em especial, vou junto com os meus amigos, na fé, garra e esperança da aprovação no vestibular”, conclui o otimista Tiago ao redor dos amigos.

Além de Mosqueiro são milhares os promesseiros oriundos de vários municípios paraenses, rumo à “capital da fé”. Conforme suas localidades o percurso chega a durar uma exaustiva semana. Grande parte desses romeiros encontra-se em um ponto de apoio no distrito de Benevides, próximo à entrada de Mosqueiro, de lá geralmente seguem juntos até o seu destino final (Basílica). E ao final da longa caminhada, com a sensação de missão cumprida, os Romeiros de Nazaré são recepcionados na Casa de Plácido - local criado em 2009 para abrigar e oferecer cuidados a promesseiros e turistas que chegam à Belém.

Sendo assim, o Círio, como festa religiosa cumpre exatamente a etimologia da palavra “religião”- do latim “religare”, que tem como significado “unir”, “atar”- Contudo, esta “Mãe intercessora”, exaltada pelos seus fiéis transmite um único objetivo: APROXIMAR O HOMEM A DEUS ATRAVÉS DA FÉ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário