terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Réveillon 2015 na Ilha

Confira a programação mosqueirense para a virada do ano. Chapéu Virado volta a ter palco.


Por Frank William Oliveira


Contando regressivamente as horas para a chegada do novo ano, milhares de pessoas ainda se dirigem para a ilha de Mosqueiro na expectativa de desfrutar dos encantos paradisíacos neste momento de sublime transcendência.

Presentear Iemanjá, comer lentilha, pular sete ondas, vestir-se de branco e beber espumante, são tradições comuns e muito fortes na nossa cultura, por conta disso, as praias são os principais pontos de concentração de pessoas durante a festa de réveillon por todo o Brasil e em Mosqueiro não é diferente, famílias inteiras deslocam-se até as principais orlas da ilha, em especial à do Chapéu Virado, para ceiar, levando mesas, cadeiras, conservadoras térmicas e até tendas.

Outra tradição que também não pode faltar nesta noite de expectativas é a queima de fogos. Este ano a Agência Distrital de Mosqueiro, que tem à frente Gilberto Nascimento, volta a programar o evento de fim de ano na orla do Chapéu Virado para a satisfação do público que costuma frequentar este espaço todos os anos. Mas, independente da queima de fogos promovido pelo poder público, os barraqueiros da orla contam com programação própria destinada à sua clientela.

Na Praça Matriz da Vila a programação permanece inalterada com shows e queima de fogos.  A novidade fica por conta da programação de fim de ano inserida no bairro do Carananduba. Já na Baía do Sol a programação é de responsabilidade da própria comunidade que através do Instituto Banco Tupinambá realiza o IV Réveillon Comunitário Tupi com apresentação de banda de música e show pirotécnico.

As bandas que se apresentarão nos palcos da Vila, Chapéu Virado e Carananduba durante o Réveillon são: Grupo Algo Mais, Banda Elite e Banda Requinte. O início da programação esta previsto para as 22h.


PRINCIPAIS TRADIÇÕES

- Iemanjá: Presentear Iemanjá com flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda na virada do ano faz com que todos os problemas sejam levados ao fundo do mar, e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.

- Lentilha: diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.

- Pular sete ondas: nunca entendeu de onde veio essa história de pular sete ondinhas? Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir


- Vinho Espumante: nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano. E é importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.

www.obaoba.com.br/Matita Iazzetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário