O CRAS/Mosqueiro em parceria com o Governo Federal oferece cursos profissionalizantes para mulheres em situação de risco
Editado em Outubro de 2014
![]() |
Alunas do curso de secretariado realizado no CRAS/Mosqueiro |
Contempladas pelo Programa Mulheres Mil, que dá acesso aos cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria, cerca de quarenta mulheres mosqueirenses iniciaram no dia 15 de setembro o curso de auxiliar administrativo, esse curso que tem duração de 160 horas acontece através da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mosqueiro, situado na Tv, Francelino Santos(Rua da Bateria) S/N Farol.
Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social a fim de qualificá-las para o mercado de trabalho. Elas devem ter o mínimo de 16 anos estar cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico e preferencialmente beneficiárias do Bolsa Família.
“O curso é importante para enriquecer meu currículo, para ter um emprego melhor e para aprender coisas novas”, conta a aluna Marizete Souza, que elogia as disciplinas e os professores.
Para outra aluna, Vânia Santana, o curso é importante para aprender coisas novas e pra aprimorar outras que ela aprendeu na pratica, “tenho o objetivo de ter bom desempenho e estar entre as melhores para ser encaminhada para o mercado de trabalho”, afirma.
Os cursos são ofertados pelos Institutos Federais e as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais que juntamente com o CRAS identificam as necessidades das comunidades e definem os cursos a partir do potencial econômico regional. Segundo a coordenadora do CRAS/Mosqueiro, Gabriela Moraes, uma turma para o curso de instalação hidráulica residencial está programada para iniciar em breve.
O corpo de orientadores técnicos é formado pela psicóloga Flavia Rocha, assistente social Lilian Ribeiro e pelo administrador Caio Borges.
Turismo
Ainda no âmbito do Pronatec e em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur), 45 profissionais da Ilha de Mosqueiro participaram do Curso de Inglês Básico Aplicado com conteúdo e metodologia voltados ao turismo receptivo, em especial para atender o aumento da demanda formada por turistas norte-americanos e europeus.
A iniciativa busca facilitar aos empresários do setor o aperfeiçoamento profissional de seus empregados e colaboradores, e tem como executor o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em parceria com o Instituto Arcelina Elias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário